Similaridades entre a obra "The Dragonbone Chair" de Tad Williams e "A Song Of Ice and Fire" de George Martin

Similaridades entre as obras "The Dragonbone Chair" de Tad Williams e "A Song Of Ice and Fire" de George Martin

Capa do primeiro volume de TDC (Esquerda) capa do primeiro volume de ASOIAF (Direita) 


A série de livros "As crônicas de Gelo e Fogo" de George R.R Martin, é sem duvida uma das grandes histórias de fantasia do mundo. Até agora seus cinco livros são marcados por terem muitas intrigas, mortes, magia, dragões, lobos, e personagens de todos os tipos. 

Mas não é segredo algum de que Martin se inspirou em outras histórias de outros autores para fazer a sua, e uma delas foi a série de livros chamada "Memory, Sorrow and Thorn" de Tad Willians. 

Martin disse:  

"A série de fantasia de Tad, "The Dragonbone Chair" e o restante de sua famosa trilogia de quatro livros foi uma das coisas que me inspiraram a escrever minha própria trilogia de sete livros. Eu li Tad e fiquei impressionado com ele, mas os imitadores que se seguiram - bem, a fantasia obteve uma má reputação por ser muito cheia de fórmulas e rituais. E eu li "The Dragonbone Chair" e disse: "Meu Deus, eles podem fazer algo com esta forma", e é Tad fazendo isso. É uma das minhas séries de fantasia favoritas."

A saga de Tad se passa no continente de Osten Ard e conta a história do jovem aprendiz de cozinha, Simon.
Quando o Rei John, o Presbiteriano morre, seu filho Elias é quem ascende ao trono, e então abre-se um caminho para que um mal adormecido a muito tempo volte ao reino. O novo rei é influenciado por seu conselheiro a matar seu irmão mais novo, o Príncipe Josua. O jovem Simon descobre essa conspiração, e acaba tendo que fugir do castelo para salvar sua vida, e então começa uma longa jornada repleta de aventuras.    

Martin decidiu fazer algumas homenagens a saga de Tad em ASOIAF, e também parece que reutilizou alguns elementos da trama para por na sua própria história. 

Aqui estão algumas semelhanças entre as duas séries de livros: 

  1. Uma menina de alto nascimento chamada Marya, que se disfarça de menino e aprende a lutar com uma espada enquanto viaja pelas terras. Ela vai de um extremo ao outro do mundo, fugindo do perigo por toda parte. Apesar de muitas pessoas verem através de seu frágil 'disfarce', ela continua o usando. 
  2. Dois irmãos principescos que se odeiam e brigam pelo trono real. O país está dilacerado, pois várias facções escolhem lados. Mas o lado que joga sujo é o que vai ganhando.  
  3. Um conselheiro vestido de vermelho, convence o novo rei de que ele precisa sacrificar seu odiado irmão mais novo. Esse sacrifício, diz o conselheiro de túnica vermelha, tornará o reino inteiro mais uma vez. 
  4. Uma estrela com cauda aparece no céu, sendo presságio de desgraça/mudança. 
  5. Estranhas criaturas de outro mundo que vivem no extremo norte aparecem e, embora estejam inativas há séculos, planejam dominar o mundo. Eles foram exilados no extremo norte do mundo por muitos anos, mas em breve retomarão tudo.  
  6. Prevê-se a chegada de um inverno incomum que durará muito tempo, ao mesmo tempo que acontece a invasão sobrenatural. Somente os nortenhos levam a sério essas antigas lendas. Todo mundo ri de histórias tão absurdas. Mas o povo do norte nunca esquece. 
  7. Um trono muito incomum está no centro da disputa humana pelo reino, mas é apenas uma distração para o conflito real. 
  8. Um personagem nobre principal, um parente próximo do rei, perde a mão. 
  9. Um lobo desempenha um papel importante. 
  10. Um personagem que é a 'Mão' aparece com destaque. 
  11. Uma espada esbelta chamada 'Agulha' / 'Naidel' é manejada por um personagem principal, que não pode usar uma espada mais pesada. 
  12. Todo mundo ri da ideia de gigantes de gelo no norte ... até vê-los por si mesmos. 
  13. Crianças, jovens nobres são cruelmente jogadas no mundo frio e cruel por adultos maus, aprendendo lentamente a cuidar de si mesmas à medida que crescem como homens e mulheres.
  14. Uma coroa feita para se parecer com chifres aparece como um elemento de plot. 
  15. Um personagem muito pequeno, porém inteligente, tem um noivado como parte de sua história. Mas ele logo é levado a um julgamento, onde a pena é a morte, e todo mundo parece determinado a matá-lo.
  16. A história começa pouco antes da morte do velho rei, cujo reinado era pacífico e mantinha os reinos em segurança. O rei trouxe paz e prosperidade às terras, mas agora sua morte jogou o império em conflito, com facções lutando por todo o lado.  
  17. Os Filhos do Amanhecer que já viveram em todo o reino, mas que agora vivem escondidos, terão um papel a desempenhar. Eles aparecem para disputar com as criaturas do outro mundo no extremo norte. 
  18. Um personagem cujo nome é Snowlock, é forçado a viajar para o norte, ele é um personagem principal. Ele parece ser um ninguém, mas ele possui uma linhagem secreta e importante. E ninguém sabe disso.  
  19. Um cavaleiro atormentado pela culpa, Sir Camaris, ele passa anos no sul em exílio. Mas ele retorna e finalmente é revelado como vivo. 
  20. Um personagem principal vive a milhares de quilômetros do resto dos outros personagens, por mais de mil páginas sem ter uma interação real com o grupo principal. Mas, eventualmente, Tiamak terá um papel a desempenhar. 
  21. A série era para ser uma trilogia, mas acabou ficando fora de controle e teve que dividir seu último livro em duas partes. 
  22. Um personagem masculino jovem que gosta de escalar as muralhas e torres de seu castelo, e que faz com muita facilidade. Eventualmente, ele será forçado a deixar a casa que passou sua infância, não podendo mais escalar as muralhas e torres do castelo. 
  23. Esse mesmo personagem é atormentado por sonhos proféticos e assustadores. 
  24. Um novo deus, o Deus Vermelho, exige sacrifício de sangue. Seus seguidores estão mais do que dispostos a cumprir as ordens desse Deus, por mais terrível que seja o sacrifício. Depois que o sangue é derramado, o feitiço é criado, e figuras sombrias aparecem. 
  25. Um servo do mal usando o capacete de um cão de caça. 
  26. O vilão a ser derrotado se chama Rei da Tempestade.
  27. Um povo nômade e feroz. 
  28. Os pássaros são usados como mensageiros entre os intelectuais. 
  29.  Uma espada é feita de um metal de uma estrela caída.
  30. Miriamele é quem apunhala o Rei da Tempestade. 
  31. Uma mulher que usa uma máscara para esconder seu rosto. 
  32. É preciso três espadas para derrotarem o grande inimigo, e essas espadas estão desaparecidas.  
  33. O personagem Simon nasceu em uma noite no meio de uma tempestade, e sua mãe Susanna morreu no parto. Antes de morrer, Susanna disse que o nome de seu filho era Seoman, e que significava "esperar". Uma das camareiras pegou Seoman e o levou embora para criá-lo, mas mudou seu nome para "Simon", pois era o mais próximo de seu verdadeiro nome. 
  34. O Rei John, é conhecido na história pelo fato dele ter matado um dragão. 
  35. O Rei da Tempestade traz com ele o inverno. 
  36. Os Sithi são um povo que possuem feições de gatos, e eles fizeram um pacto com o povo Norn, depois de terem guerreado por um longo tempo. 
  37. O povo Rimmersmen trouxe o ferro, e essa era a fraqueza dos Sithi, eles eram alérgicos ao ferro. Quase todos os Sithi morreram, e os que sobraram ficaram escondidos. 
  38. Em um momento da história, Simon Snowlock fica em "coma" e vai para uma espécie de limbo. Para ele poder voltar a seu corpo, um princesa se sacrífica. 
  39. Simon é seduzido por uma bruxa, que quer dormir com ele. 
  40. Tem um rei louco. 
Infelizmente a série de livros de Tad Willians não foi lançada no Brasil, mas parece ser bem interessante. 

Sua versão original no entanto, pode ser encontrada em alguns sites da internet.   







Por Mariana Rios (Baela)




 


Comentários

Postagens mais visitadas