[CASA TARGARYEN] Rei Aenys I Targaryen, o patrono das artes

 

Aenys Targaryen foi o segundo rei a sentar-se no Trono de Ferro, sucedendo seu pai, Aegon I em 37 d.C. Ele foi fruto do segundo casamento de Aegon, com sua irmã mais nova, Rhaenys, porém cinco anos mais velho do que Maegor, filho de Aegon com sua primeira esposa e irmã mais velha, Visenya, o que desde sempre abriu questionamentos de como se daria a sucessão ao Trono de Ferro.

Entretanto, diferente de seu pai e seu meio irmão, Aenys nunca gostou da canção das espadas embora fosse um guerreiro adequado, treinado pela guarda real de seu pai que de tempos em tempos o deixava praticar com Blackfyre, a espada ancestral da Casa Targaryen.

Aenys Targaryen foi o segundo rei a sentar-se no Trono de Ferro, sucedendo seu pai, Aegon I em 37 d.C. Ele foi fruto do segundo casamento de Aegon, com sua irmã mais nova, Rhaenys
Aenys Targaryen por Amoka


Ao invés do som das espadas, Aenys preferia a companhia de meistres e septões e se interessava por alquimia, astronomia e astrologia. Gostava de música e de se vestir com as melhores sedas e samitos. Ao invés de usar a coroa de seu pai, Sua Graça adotou a coroa de ouro amarelo com o rosto dos Sete gravado em jade e pérola, dado a ele de presente pelo Alto Septão, no momento de sua coroação no Septo Estrelado.

Descrito como culto, bonito e charmoso, ele foi também um sonhador e patrono de cantores, atores e mímicos. O próprio Aenys era um bom cantor, descrito como tendo uma voz “forte e doce” que fazia sucesso entre as jovens garotas da corte, porém ansioso demais por aprovação, o que o fazia titubear e hesitar perante decisões importantes, por medo de desapontar os lados envolvidos. Essa insegurança mais tarde lhe custaria o seu curto reinado.

Aenys começara a vida como uma criança frágil e doente, o que alimentou rumores de que ele não era filho de Aegon I, um guerreiro sem igual, mas sim de algum cantor ou ator que vivia no círculo íntimo da rainha Rhaenys. Os rumores se atenuaram apenas quando Aenys ganhou um filhote de dragão chamado Quicksilver (Mercúrio) e conforme o dragão crescia, o mesmo acontecia com Aenys. Embora ele gostasse de cavalgar e recebesse de presente corsários e palafréns, Quicksilver sempre foi sua montaria preferida.

Aenys viveu a maior parte de sua vida ao lado de seu pai em Porto Real, enquanto Visenya e Maegor viviam em Pedra do Dragão. Aegon levava Aenys para onde ele fosse, inclusive em Lança Solar, para celebrar o décimo aniversário da paz entre Dorne e o Trono de Ferro. Ele se casara com Alyssa Velaryon em 22 d.C e com ela tivera seis filhos: três meninos (Aegon, Viserys e Jaehaerys) e três meninas (Rhaena, Alysanne e Vaella).

Apesar do governo em grande parte pacífico de seu pai, Aenys assumiu um reino agitado por diversas dissidências, pois muitos súditos do Trono de Ferro acalentavam os velhos tempos, quando as Grandes Casas governavam sobre seus domínios com soberania inquestionável. Outros desejavam vingança pelos entes queridos mortos na guerra de conquista, enquanto outros viam os Targaryen como abominações, sobretudo pela cultura valiriana do incesto. Consequentemente, seu reinado foi marcado por revoltas, que falaremos na próxima parte.

Aenys Targaryen foi o segundo rei a sentar-se no Trono de Ferro, sucedendo seu pai, Aegon I em 37 d.C. Ele foi fruto do segundo casamento de Aegon, com sua irmã mais nova, Rhaenys
Aenys Targaryen por Doug Wheatley


Diante de um cenário de profunda crise política e revoltas contra o Trono de Ferro, Aenys adoeceu em 41 d.C, sofrendo com dores fortes no estômago e intestino solto. O rei faleceu 42 d.C, em Pedra do Dragão, após cinco anos de governo e aos 35 anos de idade, embora alguns diriam que sua aparência fosse a de um velho de 60 anos no momento de sua morte.

Após adoecer, o Grande Meistre Gawen desistiu de melhorar suas condições e Aenys foi tratado por Visenya. O rei obteve uma considerável melhora sobre os cuidados de sua tia, até sofrer um colapso ao saber que seus filhos, Aegon e Rhaena (casados pela sua vontade), estavam sitiados em Paço Codorniz, em meio a uma guerra. Aenys morreu três dias depois e foi cremado em Pedra do Dragão, seguindo os velhos costumes valirianos.

Anos após a morte de Visenya, foi sugerido que a rainha viúva fora responsável pela morte súbita de Aenys, pois ambicionava colocar Maegor no Trono de Ferro. Verdade ou não, o fato é que Visenya foi uma das principais vozes a apoiar a ascensão de Maegor ao Trono de Ferro após a morte de seu enteado/sobrinho, passando por cima da linha de sucessão de Aenys, cujo herdeiro era seu filho mais velho, Aegon Targaryen.


Por Luciana Gomes
(Rhaenys)


Comentários

Postagens mais visitadas