[TEORIA] A MALDIÇÃO DE HARRENHAL, um castelo construído e destruído por reis

Aegon Targaryen queimando Harrenhal

"Quando a última luz do sol desapareceu, os homens de Harren, o Negro, encararam a escuridão crescente, agarrados às lanças e bestas. Quando nenhum dragão apareceu, alguns devem ter pensado que as ameaças de Aegon. eram vazias. Mas Aegon Targaryen levou Balerion bem para o alto, por entre as nuvens, cada vez mais para cima, até que o dragão não era maior do que uma mosca sobre a lua. Só então ele desceu, bem dentro das muralhas do castelo. Com as asas escuras como piche, Balerion mergulhou pela noite e, quando as grandes torres de Harrenhal apareceram sob ele, urrou sua fúria e as banhou em fogo negro atravessado com redemoinhos vermelhos.Pedras não queimam, Harren se gabara, mas seu castelo não era feito apenas de pedra. Madeira e lã, cânhamo e palha, pão, carne salgada e grãos, tudo pegou fogo. Tampouco os homens de ferro de Harren eram feitos de pedra. Ardendo, gritando, tomados por chamas, eles corriam pelos pátios e tombavam dos adarves para morrer no chão embaixo. E até mesmo pedra racha e derrete se o fogo for quente o bastante. Os senhores do rio do lado de fora das muralhas do castelo disseram, mais tarde, que as torres de Harrenhal brilhavam vermelhas contra a noite, como cinco grandes velas." (O Mundo de Gelo e Fogo. A Conquista)

Harrenhal é o maior castelo de Westeros e foi construído por Harren, o Negro, que pertencia a Casa Hoare e era o rei das Ilhas de Ferro e das Terras Fluviais. Na época de sua construção, a Casa Hoare governava as Terras Fluviais com mãos de ferro e dizem que o castelo foi levantado em cima do sangue das pessoas que foram obrigadas a trabalharem em sua construção. Ele foi levantado na margem norte de um grande lago conhecido como O olho de Deus e ficou pronto no dia em que Visenya, Aegon e Rhaenys desembarcaram no local aonde mais tarde seria Porto Real, para conquistar Westeros. Quando Aegon chegou para conquistar as Terras Fluviais, exigiu que o rei Harren se rendesse e entregasse o castelo. Como ele não concordou, Aegon desceu com Balerion sobre o castelo durante a noite e o queimou. O resultado disso foi a ruína de Harrenhal e o fim da Casa Hoare.
Desde então, o castelo assumiu uma fama infame e ficou conhecido por uma maldição, a maldição de Harrenhal. Todas as Casas que o possuem encontram um fim trágico e nenhum outro castelo mudou tanto de mãos em Westeros quanto Harrenhal.
· Casa Qoherys (duas gerações)
· Casa Hanoway (uma geração)
· Casa Towers (três gerações
· Casa Strong – (duas gerações)
· Casa Lothston (mais ou menos 4 gerações)
· Casa Whent (mais ou menos cinco gerações)
· Casa Slynt – (uma geração)
· Casa Baelish – (uma geração (atual detentora do Castelo)
“Alguém fez uma canção sobre Gregor Clegane agonizando de uma estocada de lança envenenada? Ou sobre o mercenário antes dele, cujos membros Sor Gregor foi removendo uma articulação por vez? Esse tomou o castelo a Sor Amory Lorch, que o recebeu das mãos de lorde Tywin. Um foi morto por um urso e o outro, por seu anão. A Senhora Whent também morreu, segundo ouvi dizer. Lothston, Strong, Harroway... Harrenhal fez murchar todas as mãos que o tocaram” (Petyr Baelish)
Mindinho detém o castelo atualmente e ele também passou pelas mãos de Roose Bolton. Esperamos uma morte dolorosa para ambos.
A origem da maldição: Teria sido conjurada por Harren, no momento de sua morte. O castelo foi construído por um rei (Harren) e destruído por outro (Aegon). Especula-se se a maldição não tem a ver com linhagem real. Senhores não poderiam tê-la neste sentido, reis ou uma linhagem real sim.
“Que tipo de conselhos eles estão dando a Joffrey enquanto ele salta de loucura em loucura?De quem foi a ideia de fazer senhor aquele Janos Slynt?O pai do homem era um açougueiro, e dão a ele Harrenhal. Harrenhal, que foi sede de reis! (Tywin Lannister - A Guerra dos Tronos)
Harrenhal à beira do Olho de Deus
Outro dia eu comentava com uns colegas, o quanto Catelyn Tully (Stark) é uma pessoa azarada e como a maldição do castelo pode ter exercido certo efeito sobre a vida dela, uma vez que ela descende da Casa Whent pelo lado materno. Cat era filha de Minisa Whent com Hoster Tully. Essa relação poderia explicar sua má sorte e seu final trágico:
· Sua mãe morreu no parto
· Ela perdeu Brandon de forma trágica
· Perdeu Ned de forma trágica
· Soltou Jaime para salvar suas filhas, mas Arya desapareceu e Sansa foi casada com Tyrion Lannister. A liberdade de Jaime abriu caminho para o Casamento Vermelho, onde ela morreu tragicamente.
· Seus desejos ou intuitos se tornam realidade, mas de um jeito bemmm azarado. Ela queria que Bran ficasse em Winterfell e ele ficou, porém, porque se acidentou gravemente. Ela temia que Jon Snow tirasse o Norte de seus filhos e é isso que pode estar para acontecer.
· Uma tragédia muito grande caiu sobre a Casa Stark e a Casa Tully

Catelyn Stark, Danelle Lothson e Sansa Stark
Tem mais coisas interessantes sobre isso, que liga Cat e Sansa a talvez uma antepassada misteriosa, Danelle Lothson.
A Casa Whent surgiu através de cavaleiros a serviço da Casa Lothston, antigos proprietários de Harrenhal e receberam o castelo depois de derrubarem os Lothson. É possível que ambas as casas compartilhassem algum grau de parentesco. A Casa Whent adotou o grande morcego negro que era estandarte da Casa Lothson, porém seu estandarte são pequenos morcegos negros
A Casa Lothson é altamente mal vista em Westeros:
“Os olhos do capitão se demoraram em seu escudo
- o morcego dos Lothston. Essas são armas de má reputação.
- Não são minhas. Pretendo mandar pintar o escudo de novo.” (Brienne I – O Festim dos Corvos)
“[...] a mulher tinha modos bem disposto, mas quando Brienne lhe mostrou o escudo o rosto tornou-se sombrio – minha velha mãe costumava dizer que morcegos gigantes voavam de Harrenhal em noites sem luar para levar as crianças más às panelas da Doida Danelle. Às vezes eu os ouço arranhar as janelas. (Brienne II – O Festim dos Corvos)
Estandarte Casa Lothson
“- Usa um escudo de mentiroso, ao qual não tem direito. O avô do meu avô ajudou a matar os ultimos Lothston. Ninguém desde então se atreveu a mostrar esse morcego negro como as ações daqueles que o usavam.
O escudo era aquele que Sor Jaime levara do armeiro de Harrenhal. Brienne encontrara-o nos estábulos com a égua e muitas outras coisas; selas e freios, camisa de cota de malha e grande elmo com viseira, bolsas de ouro e prata e um pergaminho mais valioso do que qualquer delas.” (Idem)
Danelle Lothson foi a última descendente dessa Casa e é dito que ela podia se transformar num enorme morcego negro, se banhava em sangue e se servia com carne humana kkkk. Ela teria se voltado para a magia negra durante o reinado de Maekar I, causando assim a desgraça de sua Casa. É dito que durante a Segunda Rebelião Blackfyre ela marchou ao lado de Bryden River para Whitewalls, junto com outros Senhores do Rio. Ela usava uma armadura negra e justa ao seu corpo.
Porém, a figura simbólica do morcego aparece em uma passagem sendo relacionada a Sansa Stark e a conecta com a herança de Harrenhal:
“Esquecia-me que tem estado escondido debaixo de uma pedra. A nortenha. A Filha de Winterfell. Ouvimos dizer que ela matou o rei com um feitiço e que depois se transformou num lobo com grandes asas de couro, como as de um morcego, e voou por uma janela de torre” (Eu não me lembro onde acontece essa citação, mas é ou em Tormenta ou em Festim)
Especula-se se Sansa Stark de algum modo não assumirá Harrenhal em algum momento e assim as Terras Fluviais. Ou através de sua herança Whent pelo lado materno ou por atualmente estar se passando como filha bastarda de Mindinho que é o atual Senhor de Harrenhal e o Protetor das Terras Fluviais. Especula-se se Sansa não possa ser legitimada a partir de um pedido de Mindinho ao Trono de Ferro, lembrando que atualmente ela é Alayne Stone. Tem toda uma história aqui sobre isso, que contesta o arranjo de casamento com Harrold Hardyng, mas é outro rolé. Mas deixo aqui as possibilidades de como ela poderia tomar posse de Harrenhal: por meio da Cat ou sendo legitimada como filha de Mindinho.
Estandarte Casa Whent
Na contramão disso, argumenta-se que Sansa “herdou” a má sorte de sua mãe e Harrenhal garantiria essa má sorte. Além de serem muito parecidas a ponto de Mindinho canalizar Cat nela, ambas são ruivas como a misteriosa Danelle Lothson.
Como destruir a maldição: é altamente especulativo, mas estima-se que se o Castelo for assumido por uma linhagem real (como Sansa por exemplo, sendo descendente de uma longa linhagem de reis e sendo irmã de outro) a suposta maldição pararia de agir. A outra solução seria a destruição definitiva do castelo. Particularmente falando, acho muito difícil Sansa voltar a ser Sansa Stark (cada vez mais acredito nisso) embora seja possível, de modo que vejo ela perfeitamente se tornando uma figura de destaque nas Terras Fluviais ou ainda juntando as duas heranças, ainda que eu não bote muita fé nessa última parte.


Por Luciana Gomes (Rhaenys)

Comentários

  1. Uma teoria válida e interessante. Nos sonhos proféticos de Daenerys, ela tem visões que a grande guerra contra os Outros será disputada no tridente que fica próximo a Harrenhal. Talvez, nos livros os Nortenhos seja derrotados no Norte ou tenha que abandona o Norte por causa do Inverno com fez Cregan Stark no fim da Dança dos Dragões. Jon Snow permitiu a sul da muralha 80 mamute e 200 gigantes junto com o povo livre. Acredito que a grande guerra seja disputada onde Rhaegar Morreu e o verdadeiro motivo de Harrenhal ter dimensões gigantescas que comporta grandes exércitos. Talvez, seja Jon o futuro governante de Harrenhal. E consequentemente, como a maldição descreve ele terminará na muralha como na serie.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas