[ANÁLISE] DAENERYS, DAARIO E O PÉ DE PEREIRA: Um prenúncio de gravidez


                                                                                          

A conversa entre Daenerys e Daario Naharis sob a pereira, em seu quarto capítulo em A Dança dos Dragões, alimenta algumas teorias de que Daenerys estaria grávida de Daario ao final do mesmo livro, e, que por isso, em seu capítulo final, o sangramento que ela sofreu no Mar Dothraki se tratava na verdade de um aborto espontâneo ou mesmo provocado pelas bagas verdes que ela comeu antes de começar a se sentir mal. Evidente que para tornar essa teoria algo sólido, existem alguns trechos e passagens especificas que nos ajudam a entendê-la em sua plenitude, porém, nossa intenção inicial é apenas analisar a conversa entre ela e Daario que ocorre sob a pereira no terraço da Grande Pirâmide de Meereen.
Pra entender, é preciso dizer que em muitos momentos Martin é um escritor bastante sovina, que nos deixa migalhas quase que criptografadas para tentar entender pra onde ele está levando a história. Algumas dessas pistas embotadas, são carregadas de forte sentido simbólico (e mitológico) que podem passar despercebidas durante uma primeira leitura. O que chama atenção nessa conversa é exatamente o valor simbólico que ela carrega e os elementos escolhidos pelo autor para narrá-la.
Conforme já mencionado, a conversa acontece no terraço da Grande Pirâmide, tendo a lua como testemunha e a pereira desempenha um papel fundamental em toda a passagem, pois Daenerys está sentada embaixo dela. A pereira é um símbolo de feminilidade e fertilidade, tal como a lua, esta última diretamente relacionada desde sempre a Daenerys.
Momentos antes, Daenerys havia tido um encontro com Hizdahr zo Loraq e concordara em casar-se com ele caso ele garantisse a Meereen noventa dias e noventa noites de paz. Depois disso ela conversa com Sor Barristan e com ele surgem tópicos interessantes como o casamento de seu irmão, Rhaegar Targaryen, com Elia Martell, o casamento de seus pais devido a revelação da bruxa do bosque de que o príncipe prometido nasceria da linhagem de Jaehaerys II e por fim, Solarestival. Quando recebe a informação que Daario havia retornado para Meereen, Daenerys dispensa Barristan imediatamente e corre para receber seu capitão, por quem ela está completamente apaixonada, ainda que lutando contra esse sentimento. No entanto, essa é a primeira aparição de Daario em A Dança dos Dragões.

“[...] “Preciso me trocar para ficar bonita.”
Disse isso para as servas, quando elas chegaram.
- O que Vossa Graça deseja vestir? – perguntou Missandei.
“Luz das estrelas e espuma do mar”, Dany pensou, “um punhado de seda que deixe meu seio esquerdo desnudo para deleite de Daario. Ah, e flores para meus cabelos”. Desde a primeira vez que se encontraram, o capitão levou flores para ela todos os dias, por todo o caminho de Yunkai até Meereen.
- Traga o vestido de linho cinza, com pérolas no corpete. Oh, e minha pele de leão branco. – Ela sempre se sentia mais segura com a pele de leão de Drogo.
Daenerys recebeu o capitão no terraço, sentada em um banco esculpido em pedra sob uma pereira. Uma meia-lua flutuava no céu da cidade, cercada por milhares de estrelas.” (MARTIN, George RR, Daenerys IV. A Dança dos Dragões. São Paulo: Leya, 2011, cap. 23. Tradução de Marcia Blasques)


Além do simbolismo da pereira, a escolha do vestido também é interessante, juntamente com a pele de leão, ela encontra Daario vestida em cinza e branco e as pérolas são um representativo simbólico para casamento. O próprio Martin reconhece esse simbolismo de forma mais nítida quando Daenerys se veste para casar-se com Hizdahr.

“- Vossa Graça não ama o nobre Hizdahr. Esta uma achaque você logo terá outro marido.
“Não devo pensar em Daario hoje.”
- Uma rainha ama quem ela deve amar, não quem ela quer – Seu apetite se fora – Leve esta comida embora – disse a Missandei. – É hora de tomar banho.
Depois, enquanto Jhiqui secava Daenerys, Irri se aproximou com seu tokar. Dany invejava as aias dothrakis, com suas calças largas de seda e coletes pintados. Estaria muito mais frescas do que ela no tokar, com a pesada franja de PÉROLAS.
- Ajudem-me a enrolar isso, por favor. Não posso lidar com todas essas pérolas sozinha.” (MARTIN, George RR, Daenerys VI. A Dança dos Dragões. São Paulo: Leya, 2011, cap. 36. Tradução de Marcia Blasques)


Na conversa sob a pereira, acho importante destacar as cores que ela está usando, cinza e branco, e também ressaltar o comentário de Missandei, tida como muito sábia apesar da idade, de que Daenerys se casaria de novo... certamente não com Daario conforme ela imaginou, as cores que ela usa na conversa sob a pereira são bastante sugestivas e apontam para outra direção... cof cof cof...
Na sequência do encontro entre Daenerys e Daario sob a pereira, ela dá a ele uma pera para que ele coma e todo o diálogo entre eles está cercado por forte tensão e conotação sexual.

“-Eu tenho apenas uma necessidade urgente: Daenerys.
- Devo pedir comida? Deve estar faminto.
- Não como há dois dias, mas, agora que estou aqui, é o suficiente para mim me banquetear em sua beleza.
- Minha beleza não vai encher sua barriga. – Arrancou uma pera e jogou-a para ele. – Coma isso.
- Se minha rainha ordena. - Deu uma mordida na pera, seu dente de ouro brilhando. O caldo escorreu pela barba púrpura.” (MARTIN, George RR, Daenerys IV. A Dança dos Dragões. São Paulo: Leya, 2011, cap. 23. Tradução de Marcia Blasques)

Mais pra frente, depois de hã, comer a pera, a frutinha da feminilidade e da fertilidade, Daario ... cospe uma semente.... Daario-cospe-uma-semente...
...putz Martin...

- Acredito em todos os meus homens. Tão longe quanto possa cuspir – Ele cuspiu uma semente e sorriu para ela com suspeita – Devo trazer as cabeças deles pra você? (MARTIN, George RR, Daenerys IV. A Dança dos Dragões. São Paulo: Leya, 2011, cap. 23. Tradução de Marcia Blasques)

Para quem acredita que ela engravidou de Daario em A Dança dos Dragões e no final era disso que se tratava o seu sangramento no Mar Dothraki, essa interpretação do papel simbólico da pereira neste diálogo é de fundamental importância. Segundo essa visão, no final das contas, a beleza de Daario teria enchido a barriga de Daenerys capítulos depois, e não o contrário.
Deste modo, no mesmo Mar de Grama onde ela chocou seus ovos, ela estaria perdendo mais uma criança, como perdeu da primeira vez, repetindo novamente um ciclo para renascer então como a Mãe dos Dragões.

Por Luciana Gomes (Rhaenys)

                                                         

Comentários

Postagens mais visitadas