[DESMISTIFICANDO] A COLONIZAÇÃO TARGARYEN, o processo de formação política e social de Westeros


Trazemos hoje mais uma desmistificação das lendas urbanas sobre essa casa que parecem retiradas diretamente dos esgotos da deep web de tão radioativas kkkk. Dessa vez falaremos um pouco sobre o mito que coloca os Targaryen como colonizadores de Westeros.

Podemos começar então dizendo que pelo menos dois elementos chaves são essenciais para que a gente compreenda o conceito de colonização: o primeiro deles é a exploração econômica de um determinado território por outrem e o segundo é sua ocupação. Neste sentido, se há um exemplo clássico de colonizadores no universo criado por Martin, é Valíria, mesmo assim com muitas ressalvas já que talvez com exceção de Lys e Volantis, Valíria não saiu pelos territórios que conquistava ou pelas cidades que fundava o empilhando com valirianos, mas estabelecia uma relação comercial com a maioria deles, permitindo em alguns casos considerável autonomia política. Então o caso valiriano é muito mais o caso de um império em expansão (como a Roma antiga) do que pura e simples colonização, embora essas duas coisas possam estar relacionadas em alguns momentos da história valiriana.



Para compreendermos o papel desempenhado pelos Targaryen em Westeros, precisamos entender ANTES o seu processo de formação a partir de ondas migratórias de povos que vieram do outro lado do Mar Estreito e que estão na base da composição social desse lugar.



Antes da chegada dos homens, Westeros pertencia aos Filhos da Floresta que são a única população nativa do continente que se tem conhecimento (talvez ao lado dos gigantes e porque não... dos Outros). Então vieram os Primeiros Homens em sucessivas ondas migratórias de um lugar que ninguém tem conhecimento. O choque cultural levou os Primeiros Homens a cortarem os represeiros, a árvore sagrada dos Filhos da Floresta, e por séculos Filhos e Homens lutaram entre si até o estabelecimento do Pacto que colocou fim ao conflito. Se podemos fazer uma relação histórica entre Valíria e Roma, é possível nesse caso fazer também uma relação entre os Filhos/Primeiros Homens e o conflito entre as populações indígenas/ e os europeus aqui nas américas.


A partir da firmação do Pacto no entanto, os Primeiros Homens estabeleceram as bases sociais e econômicas que temos em Westeros hoje: os feudos. Eles construíram vilas e abriram estradas, criaram castelos e muito provavelmente levaram para Westeros a noção de monarquia.

Depois dos Primeiros Homens, vieram os Ândalos, fugidos do processo de expansão valiriano que ocorria em Essos. Eles se estabeleceram no Sul de Westeros, depois de empurrarem os Primeiros Homens para o Norte, onde hoje se concentra a maior parte de seus descendentes. Como contribuição eles levaram o conhecimento sobre o ferro (que forja as espadas de aço por exemplo), estabeleceram os preceitos da cavalaria e a Fé dos Sete que é simplesmente a Fé dominante em Westeros.

A terceira onda migratória ficou por conta dos roinares, também fugidos do processo de expansão valiriano. A princesa Nymeria e os 1000 navios que carregavam o seu povo se estabeleceram em Dorne e a partir de alianças de casamento esse povo vindo do Roine levou para essa região parte considerável de seu “progressismo”, principalmente no que tange ao papel desempenhado pelas mulheres dentro da sociedade dornesa.

Apenas muitooo tempo depois, quando todas essas ondas migratórias estavam consolidadas que Aenar Targaryen migrou com sua família e seus dragões para Pedra do Dragão, 12 anos antes da Perdição que destruiu Valíria. Neste sentido, os valirianos não migraram em ondas como nos três primeiros casos, mas em pequenas ondulações: Velaryon, Celtigar (?) e por fim os Targaryen, estes últimos estabelecendo residência em Pedra do Dragão, que há mais de 200 anos já pertencia a Valíria.

Após isso, apenas um século depois, Aegon e suas irmãs já nascidos em águas westeroris, deixaram Pedra do Dragão para conquistar os reinos inquietos de Westeros para uni-los ao Trono de Ferro.

O que Aegon, Rhaenys e Visenya fizeram foi cooptar (sobretudo com seus dragões) o poder político de várias regiões e amarrá-los a um único trono. Eles não visavam exploração estritamente econômica, não visavam escravizar Westeros como seus antepassados teriam feito e tão pouco mudaram as bases fundamentais da sociedade westerosi construídas a partir do estabelecimento de povos vindos igualmente de fora.

Embora obtivessem o domínio político do continente, mesmo assim um domínio relativo pois estamos falando de uma sociedade feudal onde cada senhor exercia domínio sobre o seu próprio feudo, os Targaryen na condição de reis fizeram poucas transformações socioeconômicas em Westeros. Ao invés de mudarem os costumes já existentes, eles adotaram praticamente todos eles.

- Eles criaram uma heráldica e adotaram a noção westerosi de Casa;
- eles fizeram políticas de casamentos cada vez mais frequentes com as Casas de Westeros a ponto do incesto se tornar um tabu para alguns membros da família;
- Eles adotaram a Fé dos Sete ao invés de cultuarem os deuses valirianos;
- Eles mantiveram o esquema feudal com praticamente o mesmo sistema de recolhimento de impostos, tributos etc;
- Eles adotaram uma ideia de monarquia quando em Valíria não existia reis e nem coroas pois a Cidade Franca era praticamente uma República governada por 40 famílias ligadas aos dragões, das quais eles faziam parte;
- A composição étnica de Westeros continuou sendo praticamente a mesma.

Como vocês podem ver, é equivocado falar em colonização em relação aos Targaryen, ainda mais quando se ignora o processo de ocupação (ou invasão?) do continente empreendido por povos anteriores a chegada deles. Não para menos, o próprio material oficial chama Aegon, Visenya e Rhaenys de CONQUISTADORES, pois eles conquistaram o PODER POLÍTICO de Westeros tanto por meio de seus dragões quanto por meios mais diplomáticos. Evidentemente que ainda é um projeto de dominação, porém uma dominação elástica, salvo o uso dos dragões como ferramentas bélicas, ocorrida e consolidada nos moldes oferecidos pela própria sociedade feudal westerosi. Porém, mediante ao processo de aculturação que essa Casa sofreu, a pergunta que se deve fazer é quem dominou quem? Westeros dominou os Targaryens ou os Targaryens dominaram Westeros?

Por fim, só é possível falar em colonização de Westeros nesse caso se formos levar em consideração o ponto de vista dos Filhos da Floresta, pois do ponto de vista dos Filhos da Floresta TODAS as pessoas que hoje vivem em Westeros são de certo modo invasoras.

Por Luciana Gomes (Rhaenys)

Comentários

Postagens mais visitadas