[ANÁLISE] DAENERYS TARGARYEN: Diferença entre livro e série [Parte 1]

TEMPORADA 1


Texto por: @rainhadaenerys (Tumblr)
Tradução: Mariana Rios

Essa temporada é a melhor em termos de adaptação da personagem. Eles mostram ela superando o abuso que sofreu de seu irmão, deixam bem claro que Drogo a estuprou e mostram a Dany superando isso também, ficando mais forte, adaptando-se à cultura Dothraki e se tornando uma líder por direito próprio. 
Mas já existiam alguns problemas.
1) Temos um momento em que Dany ordena que o khalasar fique para trás, e Viserys fica indignado por ela ousar dar ordens a ele. Isso acontece tanto nos livros como na série, mas o resultado é diferente. Nos livros, Dany empurra Viserys e ordena que seu cavalo seja levado embora.
Este é um momento importante pois é a primeira vez em que Dany desafia Viserys, e porque mostra ela crescendo como líder.
Ela sabe que um homem que não monta em um cavalo é desprezado pelos dothraki, então ela pega seu cavalo para humilhá-lo e, ao mesmo tempo, os Dothraki passam a respeitá-la mais. Portanto, este é um momento importante que mostra Dany usando sua compreensão da cultura dothraki e sua inteligência para fins políticos. 
Mas na série, é Rakharo quem leva o cavalo de Viserys.
2) Outra mudança na primeira temporada são as cenas finais de Dany. Nos livros, Dany dá a Aggo, Jhogo e Rakharo um arco, um chicote e um arakh, e pede que eles sejam seus companheiros de sangue. Isso é importante pois mostra o desafio de Dany ao patriarcado, porque apenas um khal pode liderar os Dothraki e nomear companheiros de sangue, mas a série corta essa cena. 
Eles também mudaram o último discurso da Dany para os Dothraki. Na série, isso é o que ela diz:
"-Vocês serão meu khalasar. Eu vejo os rostos de escravos. Eu os liberto. Tirem suas coleiras. Vão se quiser, ninguém vai os impedir. Mas se vocês ficarem, serão como irmãos e irmãs, como maridos e esposas. […] Eu sou Daenerys Nascida da Tormenta, da Casa Targaryen, do Sangue da antiga Valíria. Eu sou a filha do dragão, e eu juro a vocês, que aqueles que os machucarem, morrerão gritando." - Daenerys, 1x10
Nos livros, Dany nunca diz que seus inimigos morreriam gritando em seu discurso. Ela diz isto em uma cena anterior, na qual ela jura vingar uma garota que Mago havia estuprado e assassinado:
"Ela levantou a cabeça. Eu sou Daenerys Nascida da Tormenta, Daenerys da Casa Targaryen, do sangue de Aegon, o Conquistador, e Maegor, o Cruel, e da velha Valíria antes deles. Eu sou a filha do dragão e juro que esses homens vão morrer gritando. Agora leve-me para Khal Drogo.” - Daenerys IX AGOT
E em seu discurso final, o que Dany realmente diz é isso:
"Serão o meu khalasar - disse-lhes. - Vejo os rostos de escravos. Liberto-os. Tirem as coleiras. Partam se quiserem, ninguém lhes fará mal. Se ficarem, serão como irmãos e irmãs, maridos e esposas - os olhos negros observavam, cautelosos, sem expressão. - Vejo crianças, mulheres, os rostos enrugados dos idosos. Ontem era uma criança. Hoje sou uma mulher. Amanhã serei velha. A cada um de vocês digo: deem-me suas mãos e seus corações, e haverá sempre lugar para todos."  - Daenerys X AGOT

A pouca mudança da Dany na 1ª temporada, mas elas são o começo de uma tendência que a série tem de despir a personagem de suas ações e dar para os personagens masculinos ao seu redor.

Comentários

Postagens mais visitadas