[ANÁLISE] DAENERYS TARGARYEN: Aprendizado constante



Texto por: @rainhadaenerys (Tumblr)
Tradução: Mariana Rios

Uma das coisas que mais percebo nos haters da nossa Rainha, é como eles dizem que ela é uma péssima governante. E entre os fãs da Daenerys não há muitos que discutem sobre isso, pois muitos de nós passamos muito tempo defendendo Dany de acusações de que ela é louca e má.
Então, nesta análise vamos ver como Daenerys é uma líder e governante inteligente e capaz.
É sempre bom começar vendo como foi a infância e educação que Dany teve, coisa que os haters "esquecem" de levar em conta quando tentam comparar ela a outros personagens que tiveram uma educação desde criança para serem governantes.
Dany passou sua infância pobre, sem lar, e teve que ir de cidade para cidade, nunca ficando por muito tempo no mesmo lugar. Ela não tinha dinheiro nem estabilidade para ter uma educação formal:
"Depois da morte de Sor Willem, os criados roubaram o pouco dinheiro que lhes restava e em breve os irmãos foram postos fora da casa grande, Dany chorara quando a porta vermelha se fechara às suas costas para sempre. Desde então, tinham andado de um lado para outro, de Bravos para Myr, de Myr para Tyrosh e daí para Qohor, Volantis e Lys, sem nunca ficarem muito tempo no mesmo lugar. O irmão não permitia. Insistia que os traidores contratados pelo Usurpador viriam atrás deles, embora Dany nunca tivesse visto nenhum. A princípio, os magísteres, arcontes e príncipes mercadores tinham se sentido felizes por dar as boas-vindas aos últimos Targaryen às suas casas e mesas, mas, à medida que os anos foram passando e o Usurpador continuou sentado no Trono de Ferro, as portas foram se fechando e suas vidas tornaram se mais pobres. Anos antes, tinham se visto forçados a vender os últimos tesouros, e agora, até o dinheiro que tinham obtido pela coroa da mãe desaparecera. Nas vielas e tabernas de Pentos chamavam o irmão de "rei pedinte". Dany não queria saber do que a chamavam." - Daenerys I A Guerra dos Tronos 
Depois, em uma conversa com o Príncipe Quentyn, ela confirma que nunca teve qualquer educação formal:
"- Fale-me sobre essa outra Daenerys. Sei menos do que deveria da história do reino de meu pai. Nunca tive um meistre para me ensinar. - Apenas um irmão." - Daenerys VIII A Dança dos Dragões 
Também temos essa citação onde mostra que Dany lê, procura sempre se informar e aprender mais:
“Uma rainha deve escutar todos. Os de nascimento alto e baixo, os forte e os fracos, os nobres e os venais. Uma voz pode proferir falsidades, mas em muitas sempre é possível encontrar verdades. - Lera aquilo num livro." - Daenerys I A Tormenta de Espadas 
A maior parte das coisas que Dany sabe, veio de Viserys, de sua própria experiência e de alguns livros que leu. Como ela e seu irmão eram pobres, imagino que as únicas vezes em que Dany teve acesso a livros, era quando eram convidados na casa de um arconte ou de um príncipe, e isso era apenas no começo, antes de as portas se fecharem sobre eles.
Essa é a primeira coisa que precisamos saber se quisermos entender os erros e crenças de Dany, e não crucificá-la por eles. Daenerys não deve começar a história como uma grande líder que não comete erros. 
Sua história, desde o início, é toda sobre aprendizagem.

Comentários

Postagens mais visitadas