[ANÁLISE] DAENERYS TARGARYEN: Diferença entre livro e série [Parte 2]

TEMPORADA 2


Texto por: @rainhadaenerys (Tumblr)

É aqui que os problemas realmente começam, e junto vem o sexismo com força.
1) A primeira cena é aquela em que eles estão atravessando o deserto.
 Nos livros, Dany pensa:
"Não são fortes, Dany disse a si mesma, portanto, eu devo ser a sua força. Não posso mostrar medo, nem fraqueza, nem dúvida. Por mais assustado que esteja meu coração, quando olharem meu rosto, devem ver apenas a Rainha de Drogo. Sentia-se mais velha do que os seus quatroze anos. Se alguma vez tinha sido realmente uma menina, esse tempo já passara." - Daenerys I A Fúria dos Reis 
Mas na série, o que acontece?
Dany está curvada e assustada, e é Jorah quem precisa lembrá-la de que ela precisa ser a força de seu povo. Para piorar ainda mais, Dany diz a Jorah que ELE é a sua força:
Jorah: "Eles são muito fracos para lutar, assim como o seu povo. Você deve ser a força deles."
Dany: "Como você é a minha." - Daenerys, 2x01
Neste momento, eles apagaram completamente a força e liderança de Dany e dão a um personagem masculino.
2) Na série, quando ela chega em Qarth, nós os vemos começando a lidar com a personagem de Dany como alguém cuja única habilidade é gritar com as pessoas. E para criar um drama desnecessário, eles fazem os Qartheenhos recusarem a entrada de Dany, e então ela grita:
“Treze! Quando meus dragões crescerem, nós pegaremos de volta o que foi roubado de mim e destruiremos aqueles que me enganaram. Vamos devastar exércitos e queimar cidades ao chão. Nos mande embora e nós vamos te queimar primeiro." - Daenerys, 2x04
Nos livros, ela é recebida em Qarth porque as pessoas estão curiosas sobre seus dragões.
Isso o que Dany disse na série, está muito longe do que ela realmente pensa quando está em Qarth:
"Dany não queria reduzir Porto Real a uma ruína enegrecida, cheia de fantasmas inquietos. Ela juntou o suficiente em lágrimas. Eu quero tornar meu reino lindo, preenchê-lo com homens gordos e empregadas bonitas e crianças rindo. Quero que meu povo sorria quando me virem passar, do mesmo modo que Viserys disse que sorriam para meu pai. Mas antes que ela pudesse fazer isso, ela deveria conquistar." - Daenerys II A Fúria dos Reis 
3) Nos livros, Dany pede ajuda aos Puronatos de Qarth para conseguir navios. Mas eles apenas a aceitam na cidade e não a ajudam. 
Na série, Dany exige navios sem dar nada em troca, isso a faz parecer tola e ingênua, porque ela espera que as pessoas simplesmente lhe dêem o que ela quer.
Nos livros, as coisas são o oposto:
- "Quando é que o seu navio regressa a Westeros, capitão?"
- “Não por um ano ou mais, temo. Daqui o Vento da Canela navega para o leste, para fazer o círculo do comerciante em volta do mar de jade."
- "Eu vejo", disse Dany, desapontada. Desejo-lhe bons ventos e boa negociação, então. Você me trouxe um presente precioso.” - Daenerys II A Fúria dos Reis 
Apesar de Dany ter pessoas dando todos os tipos de presentes para ver seus dragões, ela nunca exige que as pessoas a levem para Westeros. Aqui, Dany deseja que o capitão tenha uma boa viagem, ela simplesmente aceita que ele não pode levá-la para Westeros. 
Um momento muito sexista na série, é entre o Rei das Especiarias e Dany:
Rei das Especiarias: - Então deixe-me explicar minha posição, princesinha. Ao contrário de você, eu não tenho ancestrais exaltados. Eu faço a minha vida pelo comércio. E eu julgo cada comércio por seus méritos. Você pede por navios. Você diz que eu serei recompensado ao triplo. Não duvido de sua honestidade ou de suas intenções. Mas antes de pagar suas dívidas, você deverá pegar os Sete Reinos. Você tem um exército?
Dany: - Ainda não.
Rei das Especiarias: - Você não tem um exército. Você tem aliados poderosos em Westeros?
Dany: - Há muitos que apoiam minha reivindicação.
Rei das Especiarias: - Quando você esteve lá por último?
Dany: - Eu fui embora quando eu era bebê.
Rei das Especiarias: - Então, na verdade, você não tem aliados.
Dany: - As pessoas vão se levantar para lutar pela Rainha de direito quando eu voltar.
Rei das Especiarias: - Ah. Perdoe-me, princesinha, mas não posso fazer um investimento baseado em desejos e sonhos. Agora, se você me perdoar...
Dany: - Você conhece Illyrio Mopatis, Magister de Pentos?
Rei das Especiarias: - Sim, nos conhecemos. Um homem astuto.
Dany: - Para o meu casamento, ele me deu três ovos de dragão petrificados. Ele acreditava que ... o mundo acreditava ... que as idades os transformaram em pedra. Quantos séculos se passaram desde que dragões percorriam os céus? Mas sonhei que, se levasse esses ovos para uma grande pira, eles chocariam. Quando eu pisei no fogo, meu povo pensou que eu estava louca. Mas quando o fogo queimou, eu estava ilesa, a Mãe dos Dragões. Você entende? Eu não sou uma mulher comum. Meus sonhos se realizam.
Rei das Especiarias: Eu admiro sua paixão. Mas nos negócios, confio na lógica, não na paixão. Me desculpe, princesinha.
Dany: - Eu não sou sua princesinha. Eu sou Daenerys Nascida da Tormenta, do sa
ngue da velha Valíria, e vou pegar o que é meu. Com fogo e sangue, eu vou pegar. - Daenerys, 2x06
Essa conversa com o Rei das Especiarias emburrece Dany apenas para que um homem explique coisas para ela, e mais uma vez, a única coisa que ela faz é gritar sobre como ela vai pegar as coisas com “fogo e sangue”... 
Nos livros, quando Xaro tenta dizer a Dany que ele lhe dará 30 navios em troca de um dragão, é Daenerys que explica como os negócios funcionam:
- "Trinta navios seriam suficientes para desembarcar um pequeno exército na costa de Westeros. Mas eu não tenho um pequeno exército."
- "Quantos navios você possui, Xaro?"
- "Oitenta e três, sem contar a minha barca do prazer."
- "E os seus colegas nos Treze?"
- "Entre todos, talvez mil."
- “E a Guilda das Especiaris e a Irmandade Turmalina?”
- "Suas insignificantes frotas não têm importância."
- "Mesmo assim, conte-me."
- "Mil e duzentos ou mil e trezentos da Guilda, não mais de oitocentos da Irmandade."
- “E os assai'i, os braavosianos, os homens das Ilhas do Verão, os ibbeneses e todos os outros povos que navegam pelo grande mar salgado, quantos navios possuem? Todos juntos?"
- "Muitos e mais ainda - ele respondeu com um ar irritado. - O que importa?"
- "Estou tentando estabelecer um preço para um dos três dragões vivos que há no mundo. Dany sorriu docemente. - Parece-me que um terço de todos os navios do mundo seria um preço justo.” - Daenerys V A Fúria dos Reis 
Os roteiristas pensaram que era mais importante dar a Dany um discurso apaixonado sobre como seus sonhos se realizam, ao vez de mostrar a ela alguma inteligência.
Nos livros, Dany usa sinos no cabelo depois da Casa dos Imortais, porque ela sabe que isso ajudaria a dar uma impressão de força aos Dothraki, o que mostra como ela é politicamente inteligente. Mas não vemos nada disso na série.
Outra mudança é a relação com Quaithe, nos livros ela fala com Dany, na série, ela fala com Jorah. Até os relacionamentos de Dany são dados aos personagens masculinos ao seu redor.
Nos livros, Dany monta guarda para seu povo e seus dragões:
- “Vamos manter nossa própria guarda enquanto estivermos aqui. Certifiquem-se de que ninguem entre nesta ala do palácio sem o meu consentimento, e tomem especial cuidado para que os dragões estejam sempre bem guardados.” - Daenerys II A Fúria dos Reis 
Enquanto na série os dragões são facilmente roubados, fazendo ela e os Dothraki parecerem incompetentes. 
A motivação de Dany para entrar na Casa dos Imortais é buscar conhecimento:
"Sor Jorah Mormont deu ao príncipe comerciante um olhar azedo. - "Vossa Graça, lembre-se de Mirri Maz Duur."
- "Lembro-me, Dany respondeu, subitamente decidida. - Lembro-me de que tinha conhecimento. E era apenas uma maegi." - Daenerys IV A Fúria dos Reis 
Mas na série, sua autoridade é levada embora e ela vai para a Casa dos Imortais não por vontade própria, mas porque não tem escolha.
A única vez em que o programa dá a Dany essa autoridade, é quando ela dá aos dragões a ordem de queimar Pyat Pree, enquanto nos livros, quem a salva é Drogon. 

Comentários

Postagens mais visitadas