[ANÁLISE] GEORGE MARTIN E DAENERYS TARGARYEN, heranças perdidas



"Desde pequeno, George Martin sabia sobre uma fortuna perdida por sua mãe, que fazia parte da família Brady e que possuía um negócio de construção bem-sucedido, uma doca e uma grande casa, ambos perdidos durante a Grande Depressão de 1929. “Eu passei por aquela casa todos os dias, no caminho entre a 1st Street e a 5th Street, e era como...bem... aquela doca costumava ser nossa e a casa também. Agora não temos casa, não temos quintal, mas eu sempre tive a sensação, sim, sou pobre, mas sou da realeza ou sou da grandeza que de alguma forma foi destruída pela depressão, por políticos corruptos, por coisas assim. Então talvez isso me dê um pouco do temperamento emocional para entender alguém como Daenerys Targaryen.”



“Passei por aquela casa duas vezes por dia, cinco dias por semana, durante nove anos. E toda vez que eu saía pela porta da frente, via a doca do outro lado da rua. A doca estava cercada por uma cerca de arame, mas às vezes eu e meus amigos a escalávamos. Do cais, era mais fácil alcançar as rochas oleosas ao longo da costa quando a maré estava baixa. Mas havia um vigia que ficava nas docas e, se ele nos visse, saía do galpão e gritava para nós. "Saia daqui, crianças. Vocês não têm negócios aqui." Sim, sim, parte de mim sempre quis gritar de volta, você é quem não tem negócios aqui, meu bisavô CONSTRUIU esta doca!”

Ele cresceu pobre e frequentou escolas públicas, mas sabia que pelo lado materno houve um dia muita riqueza e sucesso. Os Brady foram membros prósperos de Bayonne (Nova Jérsei) por muitos anos, até serem esmagados na Grande Depressão e nunca se recuperaram. O legado deles na cidade ainda sobreviveu. Do outro lado da rua da casa aonde ele viveu, existe uma doca chamada Brady's Dock, em homenagem aos seus ancestrais que a construíram para apoiar seus negócios. George até conhecia a casa chique em que sua mãe cresceu [...] e declarou que sentia vontade de recuperar sua antiga casa com FOGO E SANGUE (https://www.youtube.com/watch?v=fjreiP50DG8).

George explica bem esse tema de famílias destituídas de seu legado em As Crônicas de Gelo e Fogo, sobretudo através de Daenerys e Viserys Targaryen. Com o mesmo sentimento de perda de um futuro melhor, imaginando a família que ele nunca conheceu e o estilo de vida da classe alta que lhe foi tirado. Em sua infância ele se sentia como a realeza deserdada, assim como os dois irmãos Targaryen. Quando vemos Dany lendo sobre Westeros nos livros que recebeu de seu casamento, ou quando Barristan conta a ela histórias sobre seu irmão Rhaegar, ou sua fixação pela grande casa de porta vermelha e sua necessidade secreta por um lar, no fundo de tudo isso está a própria experiência de vida de George Martin. "

Fonte:

• The Heart of a Small Boy by George R. R. Martin, August 2003
• SSM June 2015
• Fire & Blood Release Event with Author George R. R. Martin – The Magician’s Notes, November 21st 2018
Texto traduzido de: Jacksonshadows (Tumblr)

Comentários

Postagens mais visitadas