[TEORIA] OS TRÊS OVOS ROUBADOS, e os três dragões de Daenerys Targaryen



o ano de 54 d.C, entediada com a rotina em Pedra do Dragão, Elissa Farman, a última favorita da rainha Rhaena Targaryen, partiu da ilha levando com ela três ovos de dragão.

“Elissa Farman partiu de Derivamarca na manhã seguinte. De lá, pegou um navio pelo mar estreito até Pentos. Depois, seguiu caminho até Braavos, onde havia famosos construtores de barcos, mas Rhaena Targaryen e a princesa Aerea não sabiam qual havia sido seu destino final. A rainha acreditava que ela não tinha passado de Derivamarca.
Mas a senhorita Elissa tinha bons motivos para querer mais distância entre si e a rainha. Uma quinzena após sua partida, sor Merrell Bullock, ainda comandante da guarnição do castelo, levou três palafreneiros apavorados e o guardião do pátio de dragões à presença de Rhaena. Três ovos de dragão haviam sumido, e os dias de busca não renderam frutos. Depois de interrogar todos os homens que tinham acesso aos dragões de perto, sor Merrell ficou convencido de que a senhorita Elissa partira com eles.” (MARTIN, George. Fogo e Sangue. Nascimento, morte e traição sob o governo de Jaehaerys I)

Ao deixar Rhaena, de quem supostamente era amante, Elissa assumiu um nome bastardo, Alys Westhill, e vendeu os ovos para o Senhor do Mar de Braavos em troca de ouro para construir o barco que ela sempre sonhou e que batizou de Caçador Solar. O rei Jaehaerys I recebeu a notícia do roubo com grande desagrado e ameaçou entrar em guerra com quem comprasse de Elissa os ovos roubados.
Até então, acreditava-se que alguns ovos de dragão viravam pedra graças a ação do tempo, porém, com o desaparecimento dos três ovos narrados em Fogo e Sangue, fica esclarecido que na verdade os ovos podem se transformar em pedra por ficarem muito tempo longe do calor. A maioria dos ovos de dragão da Casa Targaryen eram chocados no calor do Monte Dragão, um vulcão localizado em Pedra do Dragão.

“— Pode ser que não sejam chocados — disse Benifer. — Não longe de Pedra do Dragão. O calor… É sabido que alguns ovos de dragão simplesmente viram pedra.” (MARTIN, George. Fogo e Sangue. Nascimento, morte e traição sob o governo de Jaehaerys I)

Seriam então os três ovos roubados por Elissa Farman (e nunca recuperados) os mesmos ovos que mais tarde Daenerys recebe de presente de Illyrio Mopatis em A Guerra dos Tronos?

“Magíster Illyrio murmurou uma ordem e quatro corpulentos escravos apressaram-se a avançar, trazendo entre eles uma grande arca de cedro com aplicações em bronze. Quando a abriu, encontrou pilhas dos mais finos veludos e damascos que as Cidades Livres podiam produzir... e, em cima de tudo, aninhados nos suaves panos, três enormes ovos. Dany ofegou. Eram as coisas mais belas que já vira, diferentes uns dos outros, com padrões de cores tão ricas que ela a princípio pensou que estivessem incrustados de jóias, e tão grandes que precisava de ambas as mãos para pegar num. Ergueu um delicadamente, à espera de encontrá-lo feito de algum tipo de fina porcelana ou delicado esmalte, ou até de vidro soprado, mas era muito mais pesado do que julgara, como se todo ele fosse rocha sólida. A superfície da casca estava coberta de minúsculas escamas, e quando rodou o ovo entre os dedos elas cintilaram como metal polido à luz do sol poente. Um ovo era de um verde profundo, com manchas de lustroso bronze que iam e vinham, dependendo do modo como Dany o virava. Outro era creme-claro listrado de dourado. O último era negro, tão negro como o mar da meia-noite, mas vivo, com ondulações e remoinhos escarlates.
- O que são? - perguntou, com a voz baixa e maravilhada.
- Ovos de dragão, vindos das Terras das Sombras para lá de Asshai - disse Magíster Illyrio.
— As eras os transformaram em pedra, mas ainda possuem uma beleza ardente e brilhante.
- Serão preciosos a mim para sempre - Dany ouvira histórias sobre aqueles ovos, mas nunca vira nenhum, nem pensara chegar a vê-los.” (MARTIN, George. A Guerra dos Tronos, Daenerys I, cap.11)


Na época do roubo dos ovos em Pedra do Dragão, Balerion, o Terror Negro, ainda era vivo e tinha um covil na ilha, assim como Dreamfyre, de modo que se especula que os três ovos que alcançaram Daenerys vieram de Balerion (pelo menos Drogon) e Dreamfyre, esta última a dragão da rainha Rhaena. Vhagar, a dragão da rainha Visenya, também vivia na ilha quanto os ovos desapareceram.

Comentários

Postagens mais visitadas